terça-feira, 17 de julho de 2012

As mudanças são possíveis...


Mais uma publicação de alunos que quero compartilhar com todos...

Com o acesso a computadores, e principalmente a internet podemos receber e compartilhar informações a qualquer tempo e de qualquer local. O que é perfeitamente definido nas palavras do autor “...a mobilidade e a virtualização nos libertam dos espaços e tempos rígidos, previsíveis e determinados..”
Um exemplo bem prático disso é esta atividade que estou fazendo agora, se não fosse o acesso e o uso da tecnologia – email, não teria a facilidade e comodidade para o envio da mesma. O tempo necessário para que esta atividade chegasse as mãos do professor seria de pelo menos 4 dias úteis, prazo de envio dos correios. Além da comodidade, ainda existe a vantagem de “ganho” de tempo para realização da mesma, tempo este que pode ser utilizado para outras leituras e outras atividades. Outra vantagem diz respeito ao meio ambiente, pois evita o desperdício de folhas e consequentemente a derrubada de arvores.....
Concordo que a maioria dos professores ainda são conservadores e que sentem vontade de utilizar e experimentar a utilização de novas tecnologias, mas ao mesmo tempo se sentem intimidados pelas mesmas. Quando se fala em uso de “tecnologias” a maioria imagina que sejam softwares extremamente complexos e de difícil manuseio, não se dando conta que podem utilizar ferramentas simples, tais como: email, power point, Datashow, facebook.....entre vários outros exemplos.
As aulas em EAD tornaram possível a muitas pessoas o acesso a cursos técnicos ou graduação, em função dos valores mais acessíveis e principalmente por não haver local determinado, assim alunos das mais diversas regiões conseguem fazer o curso que desejam sem que seja necessário sair de sua cidade e até mesmo de sua casa.. Por outro lado, os alunos podem se sentir desmotivados pela falta do contato direto com o professor e os colegas, e essa é uma barreira que exige muita habilidade do professor.


por Maria Luisa Furlanetto

Nenhum comentário:

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?