sábado, 5 de maio de 2012

Turma SEG Competências Docentes para EaD

Pessoal, vamos utilizar este espaço para comentarem as experiências que realizaram pesquisando blogs sobre a temática da EaD e como participaram desses espaços de troca e colaboração.
Bom trabalho, não esqueçam de deixar registrado os endereços dos blogs acessados e o nome de vocês.
Att
Profª Frankiele

19 comentários:

Gelson Cattelan dos Santos disse...

Competências EAD
Trata-se de um tempo da mudança acelerada, onde a educação passa por profundas modificações no processo de expansão do ensino superior e seus fundamentos.
A EaD enfatiza o papel do aluno, que gerencia seu próprio aprendizado e seu tempo de estudo, no qual o interesse e dedicação do aluno são fundamentais, onde o aluno tem autonomia de horários para estudar.


Blogs
http://joaomattar.com/blog/2007/09/21/a-educacao-a-distancia-uma-visao-integrada/

http://ntemissoes.blogspot.com.br/

Gelson Cattelan dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frankiele Oesterreich disse...

Isso mesmo Gelson, estamos em constantes inovações, e a EaD faz parte delas, e na educação não deveria ser diferente.
Precisamos sim acompanhar esses processos, conhecê-los para poder trazer novas ideias para nossas aulas.
Um abraço e bom trabalho com os blogs.
Att

Giovana disse...

Olá encontrei dois blogs:
http://www.educacaoadistancia.blog.br/category/tecnologias-ead/

http://danielcaixeta.eti.br/blog/

comentei em ambos e lembrei da nossa aula. No primeiro blog gostei do texto- Educação online modificará processos de aprendizagem em todo o mundo: lembrei da nossa debate sobre o futuro da EaD. No segundo adorei foi postado um texto do Prof. José Manuel Moran, sobre Tablets para todos conseguirão mudar a escola?
Indico ambos para quem tiver interesse.

Frankiele Oesterreich disse...

Muito bom Giovana, vai escrevendo a experiência para depois nos apresentar como foi para você esse acompanhamento.
Att
Profª Frankiele

Danieli disse...

http://www.educacaoadistancia.blog.br/universidades-trocam-livros-por-tablets-em-cursos-a-distancia/

http://www.planetaead.com.br/blog/category/educacao_distancia/


Achei dois blog muito bons, o primeiro o debate é sobre o uso dos tablets na substituição de livros e material impresso, muito interessante por sinal, pois leva em conta o lado dos alunos em estarem preparados para o futuro, sempre conectado e informado com o mundo pelo tablet, além de diminuir acentuadamente a quantidade de papel no meio ambiente e a praticidade em carregar um tablet ao invés de um monte de livros.
O debate, no segundo blog, descreve dicas para ter um bom empenho no curso EAD, é muito interessante, pois sei de pessoas que por acharem que o curso a distancia precisa de menos dedicação e empenho, acabam desistindo; Neste debate há dicas como: administração de tempo e responsabilidade, evitando acumulo de trabalhos; autodidatismo e regras para um bom estudo; pois apesar da dedicação não ser exclusiva um tempinho durante a semana deve ser de estudo, evitando a desistência. A educação em EAD é uma ótima oportunidade para uma educação continuada, não podemos deixar falsas informações decair o nível do curso.
Att.
Danieli Urach

Frankiele Oesterreich disse...

Muito bom Danieli, continue acompanhando os blogs e nos contando as novidades!
Att

Unknown disse...

Olá estou participando dos dois Blogs, escolhi os seguintes:

http://www.educacaoadistancia.blog.br/category/tecnologias-ead/

e o outro

http://anabeatrizgomes.blogspot.com.br/


Vou fazer alguns posts e depois comento. Abraços.

Unknown disse...

Olá. De cara já percebi que este não é um assunto muito popular na internet, pois existem poucos comentários nos blogs, as pessoas parecem ter medo de falar sobre algo um tanto quanto novo. Pois até que existem bastante acesso. Isso que escolhi os blogs que aparecem mais acima na lista quando se procura por blogs de educação e tecnologia. Abraço.

Unknown disse...

http://anabeatrizgomes.blogspot.com.br/

Notas sobre a inclusão digital nas escolas.

O post fala sobre programas de inclusão digital como os Pontos de Cultura, Estações Digitais, Casa Brasil etc.e também sobre o progrma do governo que está distribuindo tablets e laptops para as escolas públicas.
Chega a conclusãode que o uso desses aparelhos ainda está no início. Mas que as crianças estão se familiarizando rapidamente com as novas tecnologias apesar do uso pedagógico dos aparelhos estar ainda no inicio da sua caminhada.


http://www.educacaoadistancia.blog.br/plataforma-criada-por-ex-aluno-do-ita-libera-700-videos-de-matematica/

Plataforma criada por ex-aluno do ITA libera 700 vídeos de matemática.

O post fala sobre video aulas de matemática para alunos do ensino fundamental e médio em sites como youtube e qmagico, o uso desta ferramenta disponibiliza o ensino para pessoas carentes e sem acesso a salas de aula tradicionais, também facilitam a vida dos alunos que precisam de um modo de aprendizado diferenciado.

Rosinara disse...

Comentei em dois blogs:
www.planetaead.com.br/blog/category/educacao_distancia
www.educacaoadistancia.blog.br/universidades-trocam-livros-por-tablets-em-cursos-a-distancia
acesso em 15/05/2012
o primeiro, muito útil, traz dicas importantes para um bom aproveitamento dos cursos a distância e o segundo trata da substituição dos livros por tablets em universidades particulares, na minha opinião além de proporcionar novas possibilidades ao aluno colabora com a preservação do meio ambiente
Att.
Rosinara Ribeiro dos Santos Cornelio

jarbas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jarbas disse...

Olá, blog tudo passa fala-nos da evolução dos meios e modelos de aprendizagem, da rapidez como são substituídos, sobretudo deixa-nos uma pergunta fundamental: Como iremos lidar, no caso da educação a distância, com essa série interminável de mudanças, será que a mesma não se tornará uma forma obsoleta no futuro, também?

http://semdistancia.wordpress.com/

jarbas disse...

Olá, encontrei dois blogs, os quais considero bastante reflexivos e elucidativos, a saber:

1- Interação: Quem está do outro lado?
http://redesocial.unifreire.org/ead/blog/tecnologias-para-a-producao-e-nao-reproducao-de-conhecimento

Título: As tecnologias na educacão

Olá, entendo da mesma forma que a explicação postada no vídeo, ou seja, devemos ter muito cuidado ao utilizarmos as novas tecnologias da informação e comunicação, pois muitas vezes utilizamos novos recursos de ensino (principalmente digitais) mas reproduzimos as mesmas técnicas, falas; questionamos tecnicamente, não valorizamos a criação, a iniciativa, o debate e sim avaliamos, avaliamos e avaliamos, mas o que avaliamos? O aprendizado, a descoberta, a resolução de problemas? Pela experiência, prática e conceitual, acredito que prevalece a primeira situaçao exposta, logo nosso desafio é além de inovar, saber de que forma devemos conduzir esse processo.


2- Título: A Tecnologia para a produção e nao para a reprodução do conhecimento.
http://www.eadaqui.com.br/blog/opiniao/interacao-quem-esta-do-outro-lado

Neste blog, o autor comenta, de forma clara e objetiva o que acontece, em muitos cursos de ensino a distância, na forma de ensinar. Trata-se, nesse sentido, de uma transmissão de conteúdos, com interesses meramente econômicos, desta forma, unilateral, pois leva-se em conta apenas o retorno financeiro e não o aprendizado efetivo do aluno; os professores são escolhidos ao acaso, sem formação específica, os conteúdos são descontextualizados, as vezes desatualizados, os educandos não conhecem de fato as propostas do curso/ de ensino, enfim, a busca por parte do aluno em adquirir novos conhecimentos pode tornar-se, nesse sentido um "tiro na lua". Abraço aos colegas.

Frankiele Oesterreich disse...

Olá pessoal, é muito bom saber que estão acompanhando os blogs e trocando as informações que adquiriram com os demais colegas, é assim que crescemos... compartilhando!
Grande abraço e continuem participando!!!
Att
Profª. Frankiele

Cléber S.Rodrigues disse...

ola pessoal os blogs que acompanhando e sugiro são:MORAN10.BLOGSPOT.COM e www.unisinos.br/blogs/ead ,so o conhecimento traz o crescimento.ate sexta um abraço a todos cleber

Frankiele Oesterreich disse...

Olá Cléber, não esqueça de fazer uma apresentação contando da experiência com o acesso e acompanhamento dos blogs.
Att
Frankiele

Juliana disse...

Estou acompanhando dois blogs, mas em apenas um deles consegui fazer comentários, pois o outro está desativado desde 2011, sei que deveria ter escolhido outro, mas achei o tema bastante crítico e polêmico e resolvi comentá-lo mesmo assim.

O primeiro traz um texto escrito por Lúcia Rodrigues, onde segundo a autora essa modalidade de ensino (EaD) mascara a falta de políticas efetivas dos governos federias e estaduais para suprir em quantidade satisfatória a falta de vagas presenciais em instituições públicas no país, dizendo ainda, que essa modalidade de ensino rebaixa a qualidade de ensino dos cursos.
Comenta também, que o ensino à distância foi o formato que os governantes encontraram para diplomar pobres em massa e responder as metas educacionais impostas por organismos internacionais.
A autora diz, que a qualidade não é a prioridade dos cursos EaD para esses dirigentes que acabam não investindo na ampliação de vagas em universidades públicas presenciais.
Esse é o blog: http://porsimonemedeiros.blogspot.com - e achei bem interessante trazer outra visão dos cursos á distância, e desde que se iniciou esse assunto em sala de aula sempre tentei ter um pensamento positivo em relação a essa modalidade, mas acredito que esse texto me fez pensar um pouco sobre o outro lado da EaD, pois pode ser real essa idéia de que os governantes buscam formas de suprir necessidades sem pensar na qualidade. Mas, por outro lado esse foi o único texto que achei que traz uma visão bem negativa do ensino à distância. E acredito que nesse momento em que se encontram os cursos à distância o positivo acaba aparecendo bem mais.
O segundo blog que acompanhei foi: http://www.unisinos.br/blogs/ead/ - esse blog é atualizado seguidamente com matérias bem atuais sobre os cursos à distância, e nesse momento abriram as inscrições para o vestibular EaD, e posso dizer que é um blog bem esclarecedor e auxilia bastante para a formação do conhecimento.
Nesse período uma das matérias que acompanhei foi sobre uma proposta do MEC de ampliar, triplicando o número de matrículas em cursos públicos EaD até 2014, passando dos 210 mil alunos para 600 mil. Para o gestor responsável pela UAB, os obstáculos apresentados nessa modalidade de ensino são o preconceito e a resistência ao modelo e as dificuldades de conexão e falta de banda larga pelo país, sendo considerada uma grande barreira.
Mas percebo que esse aumento de alunos irá qualificar muitas pessoas que hoje ainda não possuem condições para tal e que isso só confirma o grande crescimento dos cursos à distância espalhados por todos os cantos do país.
Em outro tópico do blog, comentou-se sobre um período excitante e nebuloso que passa o ensino â distância. Comparando com as dúvidas e preocupações dos futuros alunos dessa modalidade, e uma questão bastante interessante é que no exterior a situação não é diferente. E nessa checagem se faz um comparativo até mesmo com as questões de preconceito e estigma, dentro das empresas, com os funcionários que possuem diplomas de ensino à distância. Mas, também traz a situação de que existem várias experiências positivas e interessantes e que ainda se está buscando o modelo ideal para essa modalidade de ensino.
Após esse período de acompanhamento desses blogs e a procura pelos mesmos, acredito ter conseguido adquirir um pouco de conhecimento sobre o assunto, pois cada vez que parava para ler e escrever sobre, refletia e assim, buscava formar uma opinião sobre o tema.


Até mais... Juliana Borges

Frankiele Oesterreich disse...

Ótimo Juliana, mas poste no Moodle essas contribuições.
Att

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?