quarta-feira, 23 de maio de 2012

PROFITECS: a evolução de um conceito



Entre os dias 24 e 26 de maio, a UFSM realizará a segunda edição da Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços, a PROFITECS. A mostra acontecerá no Centro de Eventos, no campus, e funcionará nos dias 24 e 25 das 9 às 17 horas e no dia 26, das 9 às 20.
Entre os anos de 1998 e 2009, a UFSM realizou nove edições da Feira das Profissões. Segundo Nériton Clay Oliveira Porto, que foi coordenador da Feira, em suas últimas cinco edições, a Feira das Profissões tinha como principal objetivo divulgar a UFSM, seus cursos de graduação, pós-graduação, ensino médio, projetos de pesquisa e extensão. Nériton diz: “A Feira das Profissões se constituía como uma abertura de um espaço para comunidade conhecer as instalações da Universidade, seus benefícios e seus produtos, ou seja, seus cursos”.
Ele conta que a Feira das Profissões, que assim como a Profitecs, também era realizada no Centro de Eventos, tinha como uma de suas características o fato de ser fruto de uma parceria entre a UFSM e outras instituições de ensino de Santa Maria e da região. Além disso, instituições civis, militares e comerciais da cidade colaboravam na organização e na realização do evento.
Instituições como a Brigada Militar, a Polícia Federal, a Aeronáutica e o Exército eram parceiras da Universidade na realização da Feira das Profissões e traziam ao campus exposições de seus materiais de trabalho e informações sobre as carreiras possíveis dentro delas.  Mas, apesar do grande número de parceiros na organização e na realização do evento, Nériton relata que a equipe da UFSM, que contava com servidores do Gabinete do Reitor, da Pró-Reitoria de Graduação e da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), encontrava diversos desafios para que o evento fosse bem sucedido.
Ele conta que a principal preocupação era a acomodação, com segurança e conforto, de um público estimado entre 25 e 35 mil pessoas, tanto no Centro de Eventos como nas demais unidades da UFSM, que ficavam abertas à visitação pública durante os dias da Feira. Nériton lembra: “Nos empenhávamos em organizar as excursões que agendavam visitas setoriais e no Centro de Eventos, visando uma organização que possibilitasse o acesso de todos a tudo o que era oferecido”.
Ele conta que a comunidade santa-mariense aguardava com ansiedade a realização da Feira, e que ela já havia se tornado um dos principais eventos do calendário cultural da região central do Rio Grande do Sul. “Organizar, e principalmente realizar a Feira das Profissões nos trazia a sensação de estar atendendo a uma demanda da comunidade que queria ver, conhecer e descobrir o que é a UFSM e o que ela tem para oferecer”.
Em suas últimas edições, concomitantemente a Feira das Profissões da UFSM, era realizada a Feira de Tecnologia, Ciências e Artes do PEIES (atual processo seletivo seriado da UFSM). Nesse evento, as escolas de todo o país tinham a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio cadastrados no programa. 
Nériton considera que os dois eventos – a extinta Feira das Profissões e a Profitecs - têm em comum, a intenção da Universidade de abrir suas portas para a comunidade que precisa conhecer o espaço imenso de possibilidades que existem na UFSM. Mas salienta que Profitecs é um produto exclusivamente da UFSM. Promovido, organizado e desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com toda a comunidade interna, ou seja, as unidades administrativas com seus professores, servidores técnico-administrativos em educação e alunos e que isso multiplica o caráter integrador da iniciativa. Ele acredita também que a entrada gratuita permitirá uma ampliação no número de visitantes, fator fundamental para a consolidação do caráter comunitário da UFSM.
Por meio da Profitecs, a Universidade pretende se mostrar à comunidade. Mas haverá também espaço para diversas atrações que emanam da comunidade. Essa interação é a principal característica do novo conceito do evento.

2ª Profitecs inicia quinta-feira para apresentar o melhor da ciência, tecnologia e cultura na UFSM


A 2ª Profitecs – Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços, que inicia quinta-feira (24) e segue até sábado (26), vai proporcionar aos visitantes interação com a UFSM e várias entidades e instituições de Santa Maria. Com entrada gratuita, a Profitecs acontece no Centro de Eventos da UFSM (campus de Santa Maria).A solenidade de abertura acontece às 11h de quinta-feira (24), no Centro de Eventos, junto a Praça de Alimentação.
Na Mostra de Cursos e Profissões, o público poderá conhecer e escolher o seu futuro profissional entre os mais de cem cursos de graduação oferecidos pela universidade. Segundo o pró-reitor de Extensão da UFSM, João Rodolpho Flôres, a mostra “não é isoladamente a profissão ou o curso, mas é tudo o que a Universidade tem como potencial”. Na Mostra de Cultura, serão realizadas apresentações de teatro, música, dança e artes visuais, contando também com um cinema montado no próprio Centro de Eventos. Haverá ainda um concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que se apresenta quinta-feira (24), às 12h30min, no palco principal.
Entidades empresariais e governamentais também estarão representadas na Mostra de Relações Comunitárias e Serviços. Um exemplo de parceria com o empresariado local são os 50% de desconto no Cine 6D que o Royal Plaza Shopping oferece ao público da mostra, bastando apresentar a pulseira de identificação da Profitecs. A mostra, aliás, foi incorporada pela prefeitura de Santa Maria à programação de aniversário do município.
Na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, serão apresentados os seguintes projetos:
- Eventos Extremos – Geo desastres
- Ciências Naturais, observações da Terra e interações Sol Terra, Nano satélites.
- Projeto Antártida
- Energias Alternativas
- Produção de Biocombustíveis
- Recolhimento da Água da chuva
- Robô para soldagem
- Moinho de garrafas PET
- Grupo de estudos e pesquisa avançada em estatística
- Grupo de estatística aplicada
- Microondas e Ultrassom (Petrobrás)
- Desenvolvimento de jogo para reabilitação de hemiplégicos
- Terminais de acesso público usando software livre
- Tecnologias Digitais na Educação
- Editora e Grife da UFSM
- NEJSM
- PPG Química

Notícia do site: http://www.ufsm.br/profitecs/

Nenhum comentário:

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?