quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Discussão sobre as aulas de Tecnologias Educacionais - SEG

Olá pessoal...
Vamos aproveitar este espaço para discutir sobre os assuntos abordados em aula (10 e 11/02/2012), sobre o tema tecnologias educacionais, como elas podem ser utilizadas no contexto educacional, vocês as utilizam? De que forma? Acreditam que com elas as aulas podem ser mais atrativas? Por quê?

Além de responderem a essas questões, vamos construir uma rede de conversa e comentar e questionar os colegas. Assim, a partir da interação, consgeuiremos aprimorar nossos conhecimentos e adquirir novos.
Bom trabalho! profª. Frankiele

21 comentários:

Gelson Cattelan dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gelson Cattelan dos Santos disse...

meu blog é:
http://ntesa.blogspot.com/
abs

Tayane disse...

Primeiramente gostaria de agradecer pelas informações compartilhadas nestas 15h. Quanto as tecnologias utilizo-as sim no meu cotidiano docente, através da interação, das trocas com os alunos e no prórpio ambiente hospitalar.Certamente, com o uso das tecnologias as aulas podem ser muito mais produtivas e atrativas para os alunos. Tayane

Danieli disse...

Olá. Eu particularmente, gostei bastate da aula, pois estas tecnologias podem ser inseridas na prática educacional como algo a mais, como meio alternativo na hora de passar a informação, proporcionando maior interesse e geração de conhecimento por parte do aluno, muito bem vinda em sala de aula.
Danieli Urach

Juliana disse...

Boa tarde!! Gosto bastante desse assunto, a percebo que aprimora o aprendizado. As mídias virtuais vem a cada dia, tendo mais espaços e aumentando interação entre grupos. Acredito, que torna mais eficaz e auxilia para uma maior qualidade do que se busca durante o aprendizado.

Juliana Borges

Unknown disse...

Olá. Também gostei da aula. Como ainda não professor, não utilizo as tecnologias educacionais. Porém percebi que elas são de grande importância para o aprendizado dos alunos se utilizadas de forma correta.Desde que se tenha uma interação entre professor a aluno,onde o professor seja capacitado e o aluno tenha a possibilidade de contribuir com a aula. As tecnologias entram nesse meio para facilitar e fomentar esta interação.

davesfilho disse...

Boa tarde.
Nunca ministrei uma aula e nem sei se ministrarei, mas achei muito interessante suas aulas.
Abcs

Pedro & Eliane disse...

Adorei a aula, particularmente, eu nunca tinha discutido esse assunto,aprtir de hoje sinto-me segura ao falar sobre esse assunto.Aguçou minha curiosidade, irei procurar ler mais sobre esse assunto.

Frankiele Oesterreich disse...

Olá pessoal, obrigada pelas colocações, ma slembrem de responmder as perguntas que mencionei... E também insiram seus nomes para eu identificar.
Att
Frankiele

Unknown disse...

Utilizo as tecnologias no meu trabalho,mas ainda não ministrei aulas.Acho que com elas as aulas podem ser mais atrativas,pois as tecnologias em geral estão cada vez mais presentes na vida de todos só que mais fora da escola que dentro dela. As tecnologias podem mais facilmente falar a língua dos jovens estudantes e tornar mais fácil o aprendizado de pessoas de mais idade, pois trazem novas maneiras de abordar conteúdos difíceis.

Eliane disse...

Já que é para responder aos questionamentos vamos lá então. Acredito que nos dias atuais é quase impossível não utilizar as modernas tecnologias educacionais, creio que apesar de eu ainda não trabalhar no ramo da educação, mas como mãe,posso afirmar que o educador que faz uso dessas tecnologias, mantêm o aluno mais interessado, desperta a vontade de estudar e pesquisar, sem que o professor ofereça tudo quase pronto. O professor deve ser criativo, quando usar esse método,fazendo uso das redes sociais, pesquisas na internet, dvd's, enfim, há uma gama de instrumentos técnológicos muito vasta a ser explorada pelo educador. E acredito que no momento em que essas tecnologias forem mais usadas pelos professores, as evasão escolar será praticamente zero.

Cléber S.Rodrigues disse...

ola sou o cléber gostei das aulas foram bem dinámicas obtive muito proveito delas,as tecnologias educacionais são meios de inserir algo novo para inovar e favorecer o processo ensino aprendizagem.O professor deve ser sabedor do uso destas tecnologias para poder tirar o melhor proveito possivel dos resultados que a tecnologia oferecer. Eu uso por meio de videos e imagens e vou procurar estudar sobre outras formas tecnologicas e aplica-las pois favorecem o processo ensino aprendizagem os alunos ficam com maior qualidade curiosidade questionadores,melhora no aprendizado do aluno

Frankiele Oesterreich disse...

Olá pessoal, estou adorando as contribuições, pois pude perceber que mesmo nossas aulas serem apenas 2 dias vocês conseguiram compreender como as tecnologias podem sim contribuir na educação, claro, desde que bem aplicadas, com objetivos definidos.
Grande abraço

Gelson Cattelan dos Santos disse...

Olá
Minha webquest sobre- Novos Espaços e Tempos de Aprendizagem.
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=8739&id_pagina=1

Patrícia Parreira disse...

Olá
Adorei a aula do último final de semana. Trabalho muito com as tecnologias no meu trabalho, e acho que essas ferramentas, como a internet, por exemplo, contribuem e facilitam muito na construção do saber e na descoberta de novos olhares.

Lílian Milani disse...

olá!!!!as 15 hrs foram bem proveitosas, as tecnologias estão presentes no nosso cotidiano e nós como educadores devemos nos beneficiar, buscando sempre nos atualizar, pois para a transmissão do conhecimento é muito valido usarmos as tecnologias para assim as aulas serem diferenciadas e que chame a atenção de todos, para que aja o envolvimento e interação da turma. Lílian Milani Chagas

Frankiele Oesterreich disse...

Olá alunos... agradeço as contribuições aqui postadas, acredito que assim, vocês colocando o que acharam da aula pode me ajudar e sempre buscar melhorar!
Grande abraço e nos vemos em breve em outra disciplina.
Att
Frankiele
PS: as notas enviarei amanhã por e-mail à Lúcia.

Silvana Maia Borges disse...

Colegas e professora:
Cada vez mais tenho percebido que os recursos tecnológicos são ferramentas importantes no processo de aprendizagem. E na verdade, durante a disciplina, acabei percebendo que me valho de tais recursos, sem ter consciencia disso. Costumo utilizar em aula: audio-visual (de modo geral), vídeos, data show, envio e recebimento de materiais por e-mail, entre outros. Portanto, os recursos tecnológicos estão inseridos no meu cotidiano como professora e acredito que ainda poderei descobrir outros instrumentos auxiliares. Hoje, penso que isso faz parte do nosso processo no mundo moderno, não há como ficar alheio a evolução tecnológica. Assim, quem desconsidera tais recursos, na minha opinião, torna-se ultrapassado. Temos que tentar nos adaptar e utilizar qualquer ferramenta que, de modo ético, facilite a compreensão/aquisição do conhecimento pelos nossos alunos. Bem... é nisso que acredito! Abçs.

katia disse...

É visto que com essa diversidade de tecnologias a nosso dispor é impossível ignorá-las. Que elas são ferramentas que podemos e devemos usar em favor da educação, da melhor aprendizagem dos nossos alunos, para que ela aconteça de forma mais interessante. Hoje em dia os jovens tem acesso a uma gama de informações e nós, como professores não podemos ficar p/ trás, pois se não acompanharmos os avanços, nossos alunos vão ficar cada vez mais desinteressados durante as aulas. Temos que procurar trazê-los de volta, chamar a atenção deles p/ o estudo de forma interessante e proveitosa.

Kátia

Giovana disse...

Não pude comparecer a aula, mas lendo o material achei muito interessante. Ainda não leciono, portanto não utilizo das tecnologias educacionais. No meu ponto de vista as tecnologias são muito importantes no aprendizado do aluno, essas quando inseridas no momento oportuno no conteúdo da disciplina. Com essas ferramentas, acredito que é visível a participação e o interesse dos alunos relativo às aulas. Giovana Tamiozzo Schmidt

Frankiele Oesterreich disse...

Olá pessoal, mesmo alguns de vocês não atuando como docente ainda, é importante conhecer as potencialidades que as tecnologias podem trazer à educação.
Mas elas serão apenas ferramentas, pois o trabalho, a criatividade na prática, depende do professor e da mediação que ele faz entre alunos e tecnologias.
Att

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?