segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Blended Learning: um estudo de caso a partir da proposta metodológica da Universidade Anhanguera-Uniderp

No dia 07 de outubro, as 10h ocorreu a minha defesa final da pós em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, pela UFSM, sob orientação da Profª. Drª. Roseclea Duarte Medina.

Trouxe para a discussão o blended learning e como essa metodologia (que combina o ensino presencial com a EaD) pode orpotunizar interação e aprendizagem entre as minhas alunas de Pedagogia da Anhanguera-Uniderp, polo São Pedro do Sul, RS.

A proposta surgiu a partir do meu interesse em compreender a metodolgia de trabalho da Universidade e como essa combinação pode dar muito certo se bem planejada e mediada.
A metodologia engloba muitos aspectos, como as palavras-chave que menciono na imagem abaixo:
Junto com essa proposta, eu busquei compreender como as alunas veem o papel do professor tutor presencial nesse processo (no caso, a minha função), e as respostas foram mito interessantes, trazendo comentários como: 

um apoio, com quem podemos contar sempre e nos impulsiona 
quando pensamos em desanimar”.
[...]
o tutor presencial é um amigo, é como se estivesse estudando junto com a turma, esclarecedor de dúvidas, instiga a discussão e debates. 
É fundamental ter esse contato físico”.


A pesquisa fez em me encantar mais pelo que faço e apoiar sempre essa combinação que, conforme diversos autores, como kensky, Moran, Litto, Tori, Pimenta entre tantos outros, apontam ser a melhor metodologia e a que tende a crescer cada vez mais...

Logo disponibilizarei meu artigo na rede, para quem se interessar...

Grande abraço, quem tiver interesse, dúvida, sugestões, entrem em contato!!

Nenhum comentário:

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?