domingo, 11 de setembro de 2011

DESAFIO DE APRENDIZAGEM: relando a experiência com blogs


Esta postagem refere-se ao desafio de aprendizagem da disciplina “A educação a distância no Brasil e no mundo”, proferida pelo prof. João Mattar, ao curso de pós graduação em Metodologias e Gestão para Educação a Distância (Anhanguera-Uniderp).

O objetivo desta atividade foi acompanhar durante um tempo dois blogs referentes a EaD e comentar postagens e dialogar com os demais colaboradores. Inicialmente não acreditei que teria resultados significantes, mas, ao passar dos dias, percebi que minhas postagens eram lidas e comentadas, o que gerou uma rede de reflexões e discussões sobre os temas geradores de cada postagem. Vi realmente que é possível cultivar espaços de trocas comumente com pessoas com os mesmos interesses e, aprender diante das discussões.

Dessa forma, quero alimentar seguidamente este meu blog, para assim, aos poucos, mais pessoas acessarem ele e com isso, criarmos espaços de discussão e enriquecimento!

Acompanhei dois blogs referentes a Educação a Distância:

1. http://anabeatrizgomes.blogspot.com/

Este blog, da professora Ana Beatriz da Universidade Federal de Pernambuco, trata de diversos assuntos referentes a EaD, tecnologias digitais, aprendizagem em rede, apropriação tecnológica, inclusão digital, hipertexto e web 2.0. As postagens são bem interessantes e, informativas, falando de livros que serão publicados, artigos diversos, entre tantas outras opções de navegação no blog.

2. http://www.educacaoadistancia.blog.br/

Este blog, referente a EaD, é considerado o Blog Brasileiro de Educação a Distância, é atualizado constantemente (quase que diariamente), com diversas notícias referentes ao crescimento da EaD em diversos meios, tanto na educação, como em empresas, etc.

Nesses blogs, pude compartilhar experiências e conhecer a dos outros, gostei muito de postagens referentes a Tutoria e Interação em EaD (http://anabeatrizgomes.blogspot.com/2011/08/tutoria-e-interacao-em-ead.html), além disso, Um milhão de alunos a distância – MEC (http://www.educacaoadistancia.blog.br/um-milhao-de-alunos-a-distancia-mec/), Cursos a distância ganham + adeptos, cujo link já disponibilizei neste blog, Blended Learning redefine ensino a distância nos EUA, que gostei muito, visto ser um tema no qual estou estudando e pude contribuir para a discussão. Enfim, outras diversas postagens comentei e os colaboradores leram minhas colocações e iniciamos debates.

Esta ideia de blog deve ser sempre difundida e confesso, fiquei admirada que, ao colocarem novas postagens nos blogs que acompanhei, era imediata a leitura e as inúmeras postagens vinham surgindo, ou seja, há um grande número de pessoas que compartilham experiências referentes a EaD e quero, junto a esse grupo, criar redes de compartilhamentos, podendo assim, compartilhar o que sei e aprender muito também.

Quero, que com o passar do tempo e de minhas publicações, que seja disseminada, para um número cada vez maior de seguidores, conhecimentos e informações referentes as tecnologias na educação e a EaD no contexto brasileiro, mas também, mundial.

Obrigada pela oportunidade! Foi muito significativa para mim e, o passo que faltava para reiniciar minhas discussões, aqui, neste espaço.

Frankiele Oesterreich


Nenhum comentário:

Na sua opinião, qual a maior dificuldade de um tutor?